quinta-feira, 16 de maio de 2013

Colunista Jairo Costa Júnior

 



Satélite: 31 votos estão fechados para aprovação de Reforma Tributária

16.05.2013 | Atualizado em 16.05.2013 - 12:12
Visualizações: 274
Tamanho da letra: -A | +A

A menos de um mês para que a Reforma Tributária seja submetida ao crivo da Câmara de Vereadores, os articuladores políticos do Thomé de Souza calculam em 31 o número de votos fechados a favor da matéria. De acordo com emissários designados para costurar o apoio de parlamentares, a conta inclui  integrantes da bancada de oposição que já haviam sinalizado simpatia às propostas e  membros de partidos da base aliada, em especial, os entrincheirados na  ala rebelde do PTN. Apesar do balanço positivo, a ordem dada pela cúpula da prefeitura é manter em operação os canais de negociação, para evitar dissidência de última hora.

Pedido negado
A Justiça indeferiu o mandato de segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Salvador (Sindseps) para dissolver a mesa de negociação montada pela prefeitura com entidades sindicais ligadas à categoria. A alegação do Sindseps foi a de que, ao incluir outros sindicatos no grupo criado para discutir  reajustes e reivindicações do funcionalismo, teve sua representatividade violada. Em seu despacho, a desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, do Tribunal de Justiça da Bahia, negou o pedido de liminar, ao avaliar que o Sindseps obteve presença assegurada na mesa.

Orquestra afinada
A bancada baiana na Câmara dos Deputados deixou de lado rivalidades e caminha  para se unir a favor da proposta de emenda á Constituição que garante a criação de quatro novos tribunais federais, entre eles o da Bahia.  Antes de participar do ato público em apoio à medida, que será realizado amanhã na OAB,   o deputado Amauri Teixeira (PT) conseguiu arrancar depoimentos favoráveis de dois adversários políticos: Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) e Lúcio Vieira Lima (PMDB). Ambos reafirmaram o voto unido dos parlamentares e criticaram  o fato de que, mesmo aprovada, a emenda não foi promulgada.

Carteira grátis
O deputado estadual Elmar Nascimento (PR), líder da oposição na Assembleia,  iniciou uma cruzada em gabinetes para emplacar um projeto de lei que prevê o fim da cobrança na emissão de segunda via de documentos roubados. “Ao ser roubado ou furtado, o cidadão paga três preços: a angústia pelo acontecimento, o tempo perdido para retirar um novo documento e o preço da taxa”, disse.  Elmar  afirmou ainda ter baseado  a proposta em uma lei semelhante em vigor no Rio de Janeiro desde 1998 e que condiciona a isenção à entrega de ocorrência policial.

Desenho desastroso
 A morte do ortopedista de Ipiaú Luiz Almeida Andrade, colhido por um ônibus da Viação Novo Horizonte na tarde do último domingo na BA-120, trecho entre Gandu e Ibirataia, traz de volta um assunto que aterroriza os moradores daqueles municípios da região cacaueira: o histórico de desastres na estrada da morte, como a rodovia é conhecida entre habitantes das cidades cortadas por ela.  A BA-120 no seu traçado original, refeito na década de 80 cheio de curvas e com pouco acostamento, foi construída de forma a não invadir os latifúndios dos milionários do cacau. Tabu que o MST quebrou há anos.  Agora, prefeitos da região vão iniciar um movimento para pressionar o governo do estado a refazer a estrada, o que pode evitar perdas como a de Luizinho, como era conhecido em Ipiaú, onde mantinha uma obra social voltada ao atendimento de pessoas carentes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário